terça-feira, dezembro 05, 2006

Em um país que tudo se pode, qualquer coisa pode acontecer...

Somos um povinho miserável.

Desculpe-me ufanista de plantão, mas não há motivos para otimismo. Digo isso por causa desse trailer...





"Turistas" é a primeira produção da FoxAtomic, sub-divisão da americana Fox. Trata-se de um filme de terror de baixo orçamento sobre um grupo de americanos que, em visita ao Brasil, é seqüestrado por um maníaco que os tortura. Trata-se de um filme destruído pela crítica especializada norte-americana. Trata-se de um fracasso nas bilheterias (US$ 3,5 mi nos três primeiros dias de exibição). Trata-se também do novo estopim patriótico dos brasileiros.
Havia tempos não existia tamanha revolta nos corações tupiniquins. Já existem várias comunidades no Orkut contra o filme e diversos grupos de boicote.

O que parece não estar claro é que o filme em questão é uma ficção, não um documentário! A história poderia se passar em qualquer país, mas, ocasionalmente, se passa aqui. Como somos medíocres, temos essa reação. Enchemos os corações de patriotismo quando a paulada vem de fora, mas parecemos não ligar quando nos atingem por dentro. Amar a nação não é boicotar um filme de terror que, por tabela, loca um psicopata nas nossas praias. Amar a nação é querer o bem da mesma e lutar por isso. É se indignar com mensalões, sanguessugas, dossiês, Lulas e Lulinhas.

Indignação e patriotismo o brasileiro mostra que tem. Só resta saber quando é pra ter.

Vou ver o filme. E, sem medo de soar arrogante, afirmo que amo meu país mais do que, pelo menos, 60,83% dos brasileiros...