sábado, dezembro 24, 2005

Amigo Secreto

Não poderia imaginar outra forma de homenagear meu amigo secreto senão com o meu blog. Afinal, o primeiro texto aqui publicado referia-se a ele: Dagomir Marquezi. Foi ele uma das principais inspirações para esse meu “pseudo diário” virtual (“pseudo” porque infelizmente eu não o atualizo diariamente.). Portanto, se você não está interessado no que eu penso do meu tio, pare por aqui.
DAGOMIR MARQUEZI: O que eu mais admiro no Dagô é o fato de ele estar quase sempre rindo. Melhor, estar sempre fazendo as outras pessoas rirem, o que é um dom muito maior (e que, felizmente, ele transmitiu para o filho Icaro). Acho maravilhoso o fato dele passar dos 50 anos e cultivar um espírito eternamente adolescente, sem ser irresponsável. Orgulho-me muito de seu faro e suas conquistas profissionais. Sinto pena das pessoas que, diferentemente de mim, não tem como ouvir os seus conselhos e opiniões políticas. Invejo o tamanho do conhecimento dele sobre qualquer coisa. Desejo ter a experiência de vida que ele tem, pois ele já trilhou diversos caminhos na vida (da esquerda à direita, da insanidade à sanidade, da Nova Zelândia aos EUA!). O tenho como mentor musical! Venero o time que ele torce! Amo o seu jeito e o amo também!

Resumindo, espelho-me no meu amigo secreto. Espelho-me no meu tio Dagô, que é um herói pra mim. Com muito esforço, talvez eu consiga ser metade do que ele é.

Uma nota para o mundo: deveria haver mais Dagô’s no mundo; estaria tudo muito mais verde e muito menos vermelho.
Uma nota para o Dagô: desculpe pelo presente ruim; estava completamente sem inspiração e na hora pareceu-me uma boa idéia... Me arrependi depois...! Mas o que vale é a intenção, né?!

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Reencontro - Capítulo II

Como prometido, vou postar o segundo texto produzido sob o comando da professora Beth. A crônica deveria ser desenvolvida no tema da falta de água no planeta. Minha produção acabou premiada com uma publicação: ganhei o mês de Março na agenda escolar do ano seguinte!

Assim como o texto anterior, esse foi produzido na sétima série. Então, descontos nas críticas!

--------------------------------------------------------------------------------

A água e a vida

O mundo está ficando louco. Estamos no outono e os termômetros insistem em passar dos 30 graus. Efeito estufa, El Niño, superaquecimento global e tantos outros (ai, meu Deus!!!). A mais notável de todas as confusões é a falta de água. Água, um dos mais importantes elementos naturais está em falta. Já imagino como o mundo ficará sem ela...
Talvez tenhamos uma III Guerra Mundial. Repetiríamos novamente o ditado "cada um por si e Deus por todos". Nela, o vencedor ganharia um litro de água, e pelo menos dessa vez, a luta faria algum sentido...
- Pelotão inimigo avançando pela direita!
- Eles são muitos, senhor!
- Não me interessa! Dêem suas vidas! É um litro de água que está em jogo!

Quem sabe os políticos de um futuro não muito distante desviem água para seus reservatórios. Até imagino os "caras" no Senado gritando:
- Está aberta a CPI da água!

Imagine, daqui a alguns anos, você andando na avenida Paulista e um trombadinha te pára e diz:
- Aí tio! Isso é um assalto! Me passa a garrafinha!
- Mas é tudo o que eu tenho!

Estou brincando aqui, mas isso é um problema sério. Se não nos mobilizarmos, situações assim poderão realmente acontecer, por isso é importante ficar ligado.

"Fecha a torneira, população!"


Guilherme Marquezi Odri – n°10 - 174