segunda-feira, julho 02, 2007

Sobre a necessidade de tocar

É impossível precisar a data do meu primeiro contato com um violão/guitarra.
Cresci com esses dois instrumentos por perto, já que meu pai os possui desde antes do meu nascimento. Sempre fui apaixonado e adorava ouvir meu pai tocando violão nas manhãs de sábado e domingo. No entanto, nunca me interessei em aprender a manejá-los.
Nunca até o ano de 2000...
Foi quando pedi, pela primeira vez, para o meu pai me ensinar alguma coisinha, alguma nota. Lembro-me que, naquela manhã, eu aprendi o main riff de "Take me to the river", do Talking Heads. Porém, ficou naquilo. Nunca mais demonstrei vontade em seguir tocando. Segui apaixonado por música e segui inerte com minhas próprias habilidades musicais. O ano seguinte foi definitivo. Ainda guardo o momento exato em que decidi mergulhar no maravilhoso mundo dos instrumentos musicais.
Eu estudava à tarde. Por isso, voltava pra casa por volta de 18 horas. Foi mais ou menos nesse horário que eu entrei na minha sala em algum dia de 2001. Encontrei meu amigo Juan tocando "Come as you are", do Nirvana no violão do meu pai, enquanto sua mãe contava para a minha da primeira aula do filho num conservatório musical da Pompéia. Fiquei pasmo, pedi pra ele me ensinar. Ele me ensinou.

E continuou ensinando...

Assim eu obtive minhas primeiras noções de violão. Com o Juan, aprendi o nome dos acordes, as posições e como ler tablatura. Sabendo os princípios e a teoria, ficou fácil. A Internet me deu tudo o que sei até hoje. Não me considero um "tocador de violão". Mas arranho o suficiente para me acalmar. E é essa a principal função do violão - e da música em geral. Te levar exatamente pro lugar em que você precisa estar.
Não me vejo hoje sem meu violão, sem minha guitarra. São meus terapeutas e deles eu tiro amor, ódio, raiva, serenidade, paz, alegria, tristeza... O que eu quiser. Aindo me arrisco a rabiscar algumas coisas e compor algumas melodias, que ainda são somente minhas (quem sabe um dia não divulgo?!).

Enfim, música é a saída...
Abra suas próprias portas.

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Você toca muito bem Gui.
Comecei a gostar de Under the Bridge (hoje, umas das minhas músicas preferidas, você sabe) pq gostei de ouvir vc tocando o comecinho no violão! Não foi só com under the bridge, mas ouvir voce tocar me fez entrar pro maravilhoso mundo do red hot! Uma banda que não me falava nada antes, e que hoje é a minha preferida. Você não me fez adora-la só tocando, mas contando a historia dos integrantes, explicando as letras de musicas.. enfim.
O que eu quero dizer é que você toca tão bem que me tornou fã da banda e sua fã também!

:*

Anônimo disse...

ee giii

cara..tb so apaixonado por musica...isso desde q nasci...EHEHE

jah qnto a tocar um instrumento..eu conheço minha limitaçao..e como soh faço barulho...eu desencanei de estragar o violao...e peguei um Baixo e uma bateria...pq ai fazendo barulho...parece ateh q eh musica....

eh isso...e vc toc mo bem memo giii

alias...agente um dia combinou de "tocar junto".....e nao deu ainda hen

floww giii...

Anônimo disse...

Putz...
Num sei tocar nada!!!
Bem que eu gostaria .... uhahua
Abraçãoo

Anônimo disse...

Nice post and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.