quinta-feira, agosto 16, 2007

Doutor Arnaldo

De segunda a sexta enfrento a Avenida Doutor Arnaldo. Pra quem não conhece, é a ligação da Rua Heitor Penteado e da Avenida Sumaré com a Rua da Consolação e a Avenida Paulista. Uma das mais importantes vias da cidade de São Paulo. Passo bastante tempo ali, pois o trânsito é caótico. Não é preciso visitá-la, no entanto, para observar o que mais me chama atenção na avenida: o nome.

Sempre procuro prestar atenção nos nomes das ruas. Talvez porque tenha medo de me perder, talvez por curiosidade pura. O que me impressiona na Doutor Arnaldo é a importância do tal "Dr. Arnaldo". Caramba, pensem: "Arnaldo" não é um nome incomum. Não é um nome que se destaque por unicidade. Aliás, é um nome bem simples. Toda vez que me deparo com a placa que indica a entrada da avenida, me fascino. "Esse cara deve ser o rei da cocada preta...", penso. Minha imaginação vai além: "O que tenho que fazer pra conseguir uma rua só com o meu primeiro nome, como 'Rua Guilherme'?"...

Pesquisei. Perdi alguns minutinhos no Wikipedia e no Google e descobri quem foi Doutor Arnaldo.

Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho nasceu em Campinas, no ano de 1867. Era um excelente médico e renovou os métodos cirúrgicos em São Paulo. Foi pioneiro em algumas intervenções clínicas como, por exemplo, na técnica da gastrectomia (dentro do Brasil). Participou da fundação da Sociedade de Medicina e Cirurgia e da Policlínica do Estado. Destacou-se como diretor clínico da Santa Casa de São Paulo, após ampliar e reformar os serviços assistenciais da mesma. Seu maior feito, no entanto, foi a fundação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O estabelecimento fica na Avenida Doutor Arnaldo e é conhecido como "Casa de Arnaldo". Dr. Arnaldo faleceu em 1920, em sua cidade natal.

Foto: Homemdodedo, Wikipedia.

Obs.: Não espero nenhum comentário sobre o texto, sinceramente... Sei que não é estimulante. Mas o blog e a curiosidade são meus!

5 comentários:

Anônimo disse...

De fato não tenho nada pra falar sobre a Dr. Arnaldo! Mas eu também passo por lá todo dia e... já viu aquela construção dos judeus que dá de frente ela (de frente pro metrô sumaré)? ma-ra-vi-lho-sa.

:*

Unknown disse...

ah! e foi a pri que comentou..

Arnaldo V. Carvalho disse...

Me chamo Arnaldo V. Carvalho, sou terapeuta e venho de uma família de médicos. Mas sou de Niterói, RJ, e nada sabia do Dr. Arnaldo, nem mesmo da rua. Meu nome igualmente em nada tem a ver com o Dr. Arnaldo, mas com um tio-avô meu de Portugal. Qual não foi minha surpresa em saber há algum tempo, da existência desse Dr. Arnaldo V. Carvalho! Para colocar fim a coincidência, bem, Sou Arnaldo Vilhena de Carvalho, e não sou médico.. rsrs
Curiosa a pesquisa. Um abraço grande!
Arnaldo é "tutto buona gente"hahahah
Arnaldo V. Carvalho - "o outro"

Thales Vieira de Carvalho disse...

Os homens fazem a historia.
Gostei muito do texto.
Obrigado

Anônimo disse...

Look at all aspects of your life and determine what seems to be working for you and what needs to change Pre-emption, defined as the anticipatory use of force in the face of an imminent attack, has long been accepted as legitimate and appropriate under international law And they cried with a loud voice, saying, "How long, O Lord, holy and true, until You judge and avenge our blood on those who dwell on the earth?" And a white robe was give to each of them
If you However, everything in life has a reason and a cause It's a combination of simple know-how and energetic effort that starts from within7

[url=http://www.denverbroncosofficialstore.com/]Women's Elvis Dumervil Jersey[/url]
[url=http://texansfootballstore.com/]Arian Foster Jersey[/url]

So, while preparing your home for your puppy, think of him as a member of your family Repeat once, and then thrust two more times When was he going to get here? It's been 52 years and he has not arrived

[url=http://www.officialnflredskinspros.com/]Women's Clay Matthews Jersey[/url]