terça-feira, fevereiro 26, 2008

Lesões

O mês não foi dos mais felizes para os brasileiros futebolistas.
Primeiro foi Ronaldo que, mais uma vez, teve uma lesão séria no joelho - dessa vez, o esquerdo. No sábado, foi a vez de Eduardo Silva - que de croata só tem o documento - sofrer um duro golpe na carreira: fratura exposta da perna, após entrada violentíssima do zagueiro adversário.
A pergunta que não pára de martelar em minha cabeça é referente ao futuro desses jogadores.
O que aconteceu com Ronaldo poderia ser previsto com muito mais facilidade, pois o Fenômeno tem histórico de lesões musculares e tendinites. Era claro que o físico de Ronaldo não era dos mais atléticos. É claro que ninguém se atreveria a dizer que o tendão do atacante poderia estourar novamente, mas as contusões dele já não eram mais surpresas. O drama maior de Ronaldo é, certamente, a idade. Com 31 anos, o Fenômeno já entra na fase final da carreira. Faltará motivação para um jogador que já ganhou tudo. Será que Ronaldo conseguirá - e desejará - dar a volta por cima e superar mais esse obstáculo? Eu acredito em Ronaldo, mas não olho com preocupação para o seu caso. Mesmo que ele tenha a carreira encerrada com essa lesão, o atacante não tem mais nada pra provar. Já é Fenômeno.
Minha preocupação fica por conta de Eduardo Silva.
O menino carioca não precisaria ter a perna pendurada pelo meião para viver um drama ou ter uma história interessante para entrar em sua biografia. Sua carreira e sua vida já recheariam algumas belas páginas. Vascaíno de coração, foi à Croácia fazer carreira e perseguir seu sonho de se tornar jogador. Conseguiu, virou ídolo, herói nacional! Ganhou nacionalidade croata e vaga na seleção - classificada para a Eurocopa - após muita desconfiança dos croatas (que mal conseguiam pronunciar seu nome corretamente, imagino eu). Nessa temporada, foi contratado pelo Arsenal para substituir ninguém menos que Henry. Novamente, enfrentou muita desconfiança e, mais uma vez, superou-a. Quando estava ganhando destaque em seu time, um legítimo british centerback lhe parte a perna. Coisas do futebol, dirão. Não sei... Ainda não tenho uma opinião formada sobre a entrada do zagueiro, se foi maldade ou grossura. Fato é que Eduardo Silva vai atravessar um hiato em sua carreira. Vai sair do time, vai perder o resto da temporada, vai perder a Eurocopa. Espero que consiga, mais uma vez ², superar essa fase.
Eduardo Silva deve seguir com sua carreira, pois não merece ser lembrado como um mártir. Merece ser lembrado, futuramente, como Ronaldo.

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

A natureza íntima das coisas

Novembro passado foi marcado por uma "acirrada" disputa unipartidária pelo Diretório Acadêmico do Centro de Comunicação e Letras do Mackenzie. O partido único venceu e assumiu a responsabilidade de comandar o pólo da representatividade estudantil dos cursos de comunicação da Universidade. O que marcou, no entanto, foram as disputas entre a oposição (ela existia, só não conseguiu homologar sua candidatura) e a situação.
Denúncias, respostas e argumentos foram despejados nas páginas da Internet e nos muros dos prédios envolvidos. Como em toda época de eleição, a maioria dos alunos se interessou e tentou mostrar suas verdades. Pra encerrar o bolo dos clichês político-estudantis, os dois grupos se emaranharam após um protesto do grupo opositor no dia da eleição.
O mais curioso, no entanto, eram as acusações que os grupos trocaram: o uso do dinheiro destinado ao Diretório para a cobertura de despesas pessoais dos "poderosos". Notas fiscais que provavam os almoços de um no McDonald's ou o pagamento de um táxi até a casa de outros. Aquisições de celulares, aquários e outros cacarecos...
A época de eleições passou e as denúncias perderam a voz (na verdade, perderam sentido, pois para os "politicozinhos", o erro alheio é arma na disputa eleitoral, não ato criminal).
Pizza universitária.

O poder traz facilidades e felicidades e a "profissão político" é uma ponte curta para atingi-lo. No final das contas, os homens são iguais em sua essência. O que acontece no Planalto Central, acontece no nosso quintal. Tudo na mais perfeita escala.