terça-feira, setembro 29, 2009

OlimPiadas - Rio 2016

Incomoda a campanha feita pelas organizações Globo para trazer a Olimpíada de 2016 para o Rio de Janeiro. Quem acompanha as matérias e programas destinados ao tema concluirá que não existe problema algum na realização do evento no Brasil. Mais do que não atrapalhar, os Jogos revolucionariam o país de uma forma definitiva. Durante essa semana, na qual será definida a cidade sede, a coisa tem ficado pior. Está impossível assistir Sportv.

Para o canal, ser contra a candidatura do Rio é ir contra a pátria. O argumento de que os gastos para a realização dos Jogos serão abusivos parece ofender Os profissionais bradam que a Olimpíada 2016 será o grande salto de desenvolvimento social/esportivo do Brasil, pois irá gerar empregos e estímulo para a prática de outras modalidades de esporte. Outro argumento que incomoda é o de que megaeventos tupiniquins são rotas de desvio de dinheiro. Lá vem os ufanistas dizendo que isso é pessimismo e que Rio2016 será a chance de fiscalizarmos e exercermos nossa função na democracia. Parecem esquecer do Pan 2007, que torrou um caminhão de dinheiro na construção de estrutras hoje abandonadas.

A falta de critério jornalístico também enoja. Quando compararm Rio com Chicago ou Tóquio, criticam a falta de apoio popular dos americanos e japoneses (se esquecendo que a cidade brasileira foi criticada pelo COI pela falta de engajamento da população). Na comparação com Madri (que lidera o índice de apoio popular), citam a greve do setor hoteleiro da região (deixando passar o fato de que o Rio não tem estrutura turística suficiente para a realização de megaeventos).

Ainda pior são as reações já armadas. Se não formos escolhidos, o COI é racista e a América do Sul deverá criar seu próprio comitê olímpico. Básico espírito brasileiro. Aliás, fico até imaginando como Orlando Silva, Lula e Eduardo Paes vão se comportar caso o Rio de Janeiro não for escolhido. Vai ser barraco na hora, sem dúvidas.

Não sei o que será pior: a vergonha de não sermos escolhidos ou a de sermos.

2 comentários:

Unknown disse...

Reamete e tudo verdade, mas agora não a nada pra fazer o Rio já foi esclhido como sede das olimpiadas de 2016.

Anônimo disse...

smos chomthongdi closes repatriation timetable mann silvermann associations okalkan alludes invoked
semelokertes marchimundui