quarta-feira, setembro 06, 2006

A virtude está no meio.

Não sei se o leitor concorda, mas penso que o Brasil é um país muito partidário. Cheguei à essa conclusão depois de observar as propagandas políticas. Parece que é um cânon eleitoral transformar a campanha em competição.

Para ilustrar o que estou dizendo, reparem nos jingles de PSDB e PT: começou com os tucanos, que lançaram aquela "Não ao mensalão, ao dólar na cueca...", que foi respondida pelos petistas com "Ai, ai, ai, ai, 'tá faltando segurança...". É claro o sinal de competição se prestarmos atenção na semelhança gráfica e rítimca dos jingles.

Sou absolutamente contrátio à adoção partidária por uma simples razão: ela é unilateral e eu combato qualquer tipo de unilateralidade. Isso não devia existir.

E eu explico...

Na minha visão, é, no mínimo, prepotente aquele que se diz de esquerda ou direita - por exemplo. Não se pode saber da resposta antes de ouvir à pergunta. Pra certos aspectos, a esquerda está certa. Pra outros, a resposta está na direita. Quando pré-determinamos um caminho, acabamos caindo na idéia de verdade absoluta: que não existe! O ideal é ser neutro suficiente para se aproximar das coisas e absorvê-las sem ser absorvido. Pensar quase que agnosticamente.

Posso estar falando um punhado de bobagem, mas essa é uma das reflexões que as campanhas eleitorais me promovem. Acredito que o eleitor brasileiro deveria pensar mais nessas coisas: o que está em jogo é o País e não uma competição publicitária. É preciso esquecer esses rótulos partidários e atentar às idéias de cada candidato para, enfim, discernir sobre em quem votar. Aos candidatos partidariamente inflexíveis, um lembrete: o absoluto é inacessível ao homem.

6 comentários:

Anônimo disse...

gui vei concordo co ce cara...ta uma merda esse horario politico....os cara do pt ate copiaro os depoimento do final da novela das 8...tipo colocaro a mesma letra q fika aparecenu!!!
ta ridiculo o q ta acontecenu....mais agente tem q ve ne cara...faze u q eh a vida!!
fii kero fala tbm q se ta escrevenu muito bem don....seu futuro ta ai caraa...sorte pro ce irmao...abraçuu!!

Anônimo disse...

realmente..boa reflexaoo

e acima desse marketing...o pior eh nois assistirmos e acharmos engraçadoo...

estamos rindo da nossa politica...representantes...desta fomra de pais..de nos mesmo...

atestandooo como eh ridiculo as coisas aki...



e essas brigas eh uma coisa engraaçada


e mtas otras coisa...nao to mtoo inspirado

mas temos q fazer com q pare de ser engraçado

bjoss Giiiii

Anônimo disse...

Gui, em 2003, a Gabi (irmã da Fê) escreveu um texto sobre como ela estava se sentindo ao sair do colegio, etc e tal, no blog dela. Gostaram tanto do texto, que ele foi publicado no jornalzinho do colégio. Então, sugiro um tema aki pro seu blog! Quem sabe ele nao sai no jornalzinho tb? Ai muitas outras pessoas vão saber como vc escreve bem! Sabe, pode ateh conseguir um estagio, com um pai de aluno!
Pense com carinho na minha ideia (eu sei q vc odeia se expor...)!
Te amo!
Bjos!

Anônimo disse...

Gui, gostei do seu texto, muito bem escrito, concorrente, e se eu já nao tivesse uma opinião sobre esse assunto, talvez vc até me convencesse.. acontece, gui, q quem governa são os partidos, não os políticos e vc sabe disso. Concordo, q o eleitor não se deve deixar influenciar pelas campanhas publicitárias, mas nao compartilho da mesma opinião quando vc diz q devemos analisar as propostas de cada canditato sem pensar em seu partido.Por exemplo, não é a toa que o Serra fez questão de concorrer para a prefeitura, mesmo sabendo que nas eleições para o governo ele seria o candidato tucano. Pq? O PSDB não iria deixar a prefeitura da cidade mais importante do país para o PT, e muito menos o governo do estado! É melhor para o partido que a prefeitura fique com o vice (do PFL, aliado), o governo com o Serra e, se tudo correr como o previsto nos planos deles, a presidência com o Alckmin. Por isso que não faz sentido votar em candidatos de partidos diferentes, a proposta de governo deles só vai funcionar se estiverem em maioria.

É o que eu penso, boca!
beijao, concorrente (ta preparado pros óbitos?! hahah)

Anônimo disse...

muito bom gui!
eu repito quantas vzes precisar
vc escreve muito!
parabéns, mesmo. sua capacidade crítica é realmente impressionante.
entende o que eu digo? eu não tenho e nunca terei esse raciocinio lógico.
e quanto à política...eu sou contra! haha to brincando mas enfim..esse assunto não é muito pro meu bico.
bejos

Anônimo disse...

Concordo plenamente contigo Gui! Nós já debatemos muito nas madrugadas em claro no MSN! Não há mais como votar em partido, porque se fizermos uma pesquisa aprofundada veremos que a corrupção passa por todos, sem exceção!Devemos votar em homens, o problema é que eles estão escassos!
Queria deixar um trecho de uma música do Gil(apesar de não aprovar as atitudes dele)que expressa um pouco do que o país passa:
"Nos barracos da cidade, ninguém mais tem ilusão no poder da autoridade de tomar a decisão.
E o poder da autoridade, se pode não faz questão, se faz questão não consegue enfrentar o tubarão.
O Governador promete, mas o sistema diz: 'não!' Os lucros são muito grandes, mas ninguém quer abrir mão; mesmo uma pequena parte já seria a solução, mas a usura dessa gente já virou um aleijão..."

Grande abraço!