sexta-feira, junho 24, 2005

Nada me faz pensar! Acho que não tenho cérebro!

Mamonas Assassinas... Ah, que saudades... Ainda não me conformo com a morte desses caras... O Brasil precisava de mais gente como eles... Mas enfim, não vou ficar lamentando. Lembrei deles porque toda vez que sento para alimentar meu blog com as inutilidades de sempre, lembro de uma música pouco conhecida deles. Chamada "Joelho", encontra-se no segundo álbum deles, lançado após o desastre, com gravações ao vivo e faixas inéditas. O refrão canta assim: "Nada me faz pensar! Nada me faz pensar! Acho que não tenho cérebro!". Pois é por isso que hoje vou publicar mais uma redação que fiz para o colégio. Deveríamos dissertar sobre o "tempo", tema da Fuvest 2004. Espero que gostem!

Tempo absoluto?
Tempo astronômico, tempo civil, tempo compartilhado, tempo composto, tempo meteorológico, tempo! São várias as formas de conceituar o tempo. A que nos interessa é o tempo absoluto, ou seja, Passado, Presente e Futuro. Coisa tão abstrata que não se pode explicar com palavras. Afinal, como entender algo que muda com o passar dos segundos? O que era presente já é passado, que nada mais é que o futuro atropelado pelo...tempo. Se pensarmos bem, as três dimensões do tempo são uma só. Uma única dimensão em eterna metamorfose. Porém existem outras formas de classificar o passar absoluto dos segundos. Apresentarei três maneiras distintas de ver e entender o tempo.
Através da leitura de três textos de diferentes autores, pude sintetizar uma trinca de definições e percepções – uma bem distante da outra – do tempo. Enquanto o historiador inglês Hobsbawm fala em tempo histórico (o passado ajudando na explicação do presente e servindo como ferramenta para um futuro mais próspero – ou vantajoso – para quem o constrói: o agora entende o antes, que, por sua vez, constrói o depois), Herberto Linhares acredita na independência das dimensões temporais (Passado fica no passado, Presente fica no presente e Futuro fica no futuro. Não é válida a tentativa de explicação do agora com argumentos e pistas do antes. Portanto o que passou, fica lá atrás). Chico Buarque, por sua vez, acredita em uma visão mais romântica do tempo: o futuro como lugar onde tudo acontece. (“Nada é pra já”. Uma vida sem estresse, sem preocupações para agora, já que o “agora” chegará amanhã também).
Eu defendo a visão temporal de Hobsbawm. Não é só por ser um historiador que Hobsbawm acredita no passado interferindo no presente e futuro. Além disso, o tempo histórico é, uma das visões mais aceitas. Afinal, como eu já afirmei na introdução, as três dimensões do tempo são uma só, em eterna metamorfose. Por isso, me parece óbvio que o passado explique o presente e molde um futuro melhor. Os três elementos do tempo absoluto estão em contínua interação. Se pensarmos de outra forma, estaríamos negando toda a evolução da espécie, desde o surgimento do planeta, até os dias de hoje. Não é possível isolar antes, agora e depois, como diz Herberto Linhares, pois não existiria hoje sem ontem. Também é irrealizável pensar somente no futuro, como Buarque defende, pois um futuro sempre se tornará presente. E quando isso acontecer? Deixaremos a afobação para o dia seguinte? Não se pode ignorar o presente dessa forma.
O tempo histórico é prático e funcional, uma vez que consegue olhar pra trás mirando lá na frente. Essa é a concepção que nos ajudará a construir um futuro melhor. Porém, devemos estar bem intencionados, pois, como diz Hobsbawm, algumas pessoas já estão querendo olhar apenas para o passado próspero, a fim de se beneficiarem (por exemplo: políticos que só mostram as grandes obras que executaram, esquecendo sempre da corrupção e etc). Devemos compreender que o tempo é único. Só assim poderemos aprender com nossos erros. É mais correto pensar com essa filosofia. Se bem que seria muito mais agradável esquecer o passado e deixar a afobação sempre pro dia seguinte.

5 comentários:

Anônimo disse...

Gui...
Mto bom seu texto!! O meu fico uma bosta... sei lá mó difícil o tema...
Bom, vc sabe... Amo-te
Abraçosss!!!

Anônimo disse...

Eita...
Já ia esquecendo... Leio todos seus textos, então sou mais um dos leitores que você "conta" nos dedos oq eu sei q é mentira!!!
Abraços!!

Unknown disse...

Tempo, tempo, tempo... um tema fascinante! Difícil, profundo, misterioso e gostoso. Não perca a capacidade de ter esse olhar multifacetado... ele torna a vida mais interessante!

Anônimo disse...

Esse tema foi um dos mais legais!! mas minha redação naum ficou nada boa..
te amo!
bjos!
Prii

Anônimo disse...

bom....como eu naum comentei nesse...mesmo attrrasado...pro gui naum eskece do leitor aki




ehehehhehehhehehe

bjo guiiii

higor