quinta-feira, maio 31, 2007

Templo Zu Lai

A vida é estressante.
Acho que todos os leitores vão concordar com essa afirmação. Correria pro trabalho, faculdade, colégio ou com qualquer outra preocupação pessoal. O mundo de hoje parece andar no FF do controle remoto. Não há tempo para descansar. Na realidade, não há sequer tempo para desejar descansar. Até as férias acabam virando motivo de estresse: onde ir?, onde ficar?, quando voltar?, como voltar?, como ir?...
A vida é estressante!


Mas há luz no fim do túnel. Sendo mais específico, há luz em um ponto perto de Cotia, cidade próxima de São Paulo. Ali, no meio de lugar nenhum, encontra-se um dos maiores templos budistas da América Latina. O Templo Zu Lai fornece aos freqüentadores uma aura pacífica e tranqüilizante, impossível de ser descrita com palavras ou imagens. É necessário a presença. O que eu posso dizer é que é raro encontrar outro lugar em São Paulo em que se possa ficar a menos de 20 centímetros de um macaco (sim, lá eu fiquei a menos de 20 centímetros de um macaco). É raro encontrar outro lugar em São Paulo em que se possa respirar um ar saudável e gostoso. E é muito raro encontrar um lugar tão sossegado como o Templo. Tudo se harmoniza com perfeição e eu, por meio desse blog, faço questão de que todos os que acompanham o que eu escrevo marquem presença lá, ao menos uma vez. Eu garanto que vale a pena. Aos interessados: um ônibus sai todo domingo da Estação Liberdade, às 8:30 da manhã e retorna às 16:00. Totalmente gratuito.

Até porque não há dinheiro que pague a expriência.

quarta-feira, maio 30, 2007

In the Wall

Falou e disse...

P.S.: Pichações, por mais bonitas e significativas que algumas possam ser, também me causam o mesmo efeito...

terça-feira, maio 29, 2007

Rockers

Bob Gruen é, possivelmente, o maior espectador da música das últimas quatro décadas. Protesta?? Duvida?? Pede provas?? Vá até a FAAP e confira a mostra em exposição, chamada "Rockers". Trata-se da celebração dos 40 anos da carreira desse formidável fotógrafo (hoje com 61 anos), que acompanhou o fim da carreira de Elvis Presley, o auge de Led Zeppelin, o nascimento do punk e a carreira de muitos outros astros do rock e da música (John Lennon, Ramones, Sex Pistols, etc).

Além da qualidade incontestável das fotos, a exposição está muito bem montada. São 270 imagens, de negativos a painéis de 5 metros de altura. A mostra apresenta algumas divisões (como "John Lennon", "Punk" e "Bastidores"), alguns ambientes interativos (como um quarto de um fã de rock - com revistas, ingressos de shows e posteres) e a exibição de documentários e shows diversos. Ao todo, são nove áreas com cinco trilhas sonoras diferentes. Tudo muito bonito e, a melhor parte!, gratuito. Visita obrigatória para fãs de rock e uma ótima sugestão para qualquer admirador de fotografias.

segunda-feira, maio 28, 2007

Utopus

Não há limites físicos/geográficos para a Internet.
Melhor ainda, não há limites físicos/geográficos COM a Internet.
Hoje estou escrevendo do Mackenzie. Mas poderia estar em Butão, Bangladesh, Amsterdã, Santiago, Budapeste, Washington, Viena, Bruxelas, Congo, Roma...

Ok, talvez eu me fascine com pouca coisa. "Pouca coisa" porque minha geração já se encontra inserida nesse universo sem limites...
Ainda assim, fico deslumbrado...

No mundo novo, não existe "lugar".

quarta-feira, maio 23, 2007

Não urine no chão

A raça humana vive um período de falência.
Isso é fato.
Só não sei se é uma tragédia. Acho, sinceramente, que não merecemos o lugar em que vivemos. Sim, estou generalizando. Mas também não acho que cabe a mim apontar quem está correto ou não...

Agora, precisar mandar fazer uma placa como a da foto é um atestado de óbito da civilização. Ok, eu até entendo os dois últimos itens: "Após o uso dê a descarga" e "Jogue o papel higiênico no cesto". Esses passam, sendo muito complacente. De fato, não é difícil imaginar gente que não cumpra essas regrinhas sanitárias. Mas não me venham com "Não urine no chão". Isso não desce, isso me revolta.

Estamos fadados à desgraça mesmo...

segunda-feira, maio 21, 2007

Fantasias

Domingo, por volta de 7 horas da manhã. O Homem-Aranha e seu companheiro saudita, dono de uma empresa petrolífera gigantesca circulam livremente pela região do Terminal da Lapa, zona oeste de São Paulo. Chegaram e se foram de ônibus, depois de passarem a madrugada em um ponto distante de qualquer coisa crível. Algumas pessoas se assustaram com a presença inusitada da dupla. Outras acharam graça. Fato é que algo fugiu da mesmice naquela hora.

Festa à fantasia
Sim, a dupla havia saído de uma festa à fantasia. Não havia Homem-Aranha nem magnata árabe. Haviam eu e o Pacheco, entorpecidos e empolgados com uma noite divertidíssima e incomum, na qual havíamos encontrado com a Branca-de-Neve, a Alice, uma Boneca, um Mafioso, um Regueiro, o Super-R, uma Fada, um Palhaço, um Mosqueteiro, o Super-Homem, a Liza Minneli, a Cleópatra, um Jardineiro, um Segurança, um Moto-Boy, o Quico, Coelhinhas, Marinheiras e muitos outros na casa da Minnie (o Mickey não foi, pois tinha viajado). Sim, algo fugiu da mesmice.

A rotina também serve para ser quebrada...

sexta-feira, maio 18, 2007

World Press Photo 2007

Está em exposição, no SESC Pompéia, uma galeria com as melhores fotos jornalísticas de 2006. Trata-se da World Press Photo 2007, uma das mais importantes mostras do fotojornalismo mundial. Reúne 205 fotos de todos os cantos do mundo, sobre os mais derivados assuntos: do esporte à guerra, da ecologia à vida urbana.
Em destaque, a foto vencedora deste ano, do americano Spencer Platt. A imagem retrata um grupo de jovens libaneses, aparentemente abonados, voltando para casa, à frente de um cenário destruído por bombardeios israelenses. Além de desmistificar a figura do atraso generalizado que comumente se tem do Líbano, a foto explicíta o espanto com a situação, já que data de 15 de agosto de 2006 (dia de cessar-fogo entre Israel e Hezzbollah).

Outro destaque é a participação brasileira na mostra. Um ensaio clicado por João Kehl, 25 anos, sobre uma academia de boxe montada debaixo de um viaduto por um morador de rua recebeu o prêmio na categoria "Esportes em Geral". São doze fotos muito bem produzidas e bonitas, que traduzem bem o espírito de luta e superação do "admnistrador" e dos freqüentadores da academia.

Há algumas imagens bem chocantes, mas nada de sensacionalismo ou mau-gosto. Na realidade, o que mais impressiona é a veracidade da situação retrada. Não é raro o questionamento "Que mundo é esse??" pipocar na sua cabeça durante a visita. O espectador olha a foto e é tomado por reações à imagem. Porém, somente quando é contextualizado pela história da foto, no rodapé do quadro, que o choque o toma de verdade. E acho que essa é a beleza do hipermidiatismo, da convergência de mídias. O texto complementa a imagem, e vice-versa.

Eu, como leigo, recomendo.

World Press Photo 2007 - Em cartaz até 10 de junho, no SESC Pompéia - aberto de terça a sábado, das 9:30 às 20:30; de domingo, até 19:30. Entrada gratuita.

Fotos: Divulgação

quinta-feira, maio 17, 2007

Blogs...

Estou envolvido em mais dois blogs.
O primeiro é meu. Trata-se da minha modesta e crua opinião sobre a sétima arte. Quem gosta de cinema e gosta do que este que vos lhe escreve pensa, acesse: http://secao7.blogspot.com

O segundo é o Jardim Suspenso, blog do qual sou colaborador. Feito por palmeirenses para palmeirenses. Qualquer outro torcedor também é bem-vindo! O endereço: http://jardim-suspenso.blogspot.com

Enjoy!

Time alone...

A vida é muito inconstante. Não sei até que ponto isso é bom, agradável. A realidade é que nunca nos damos por satisfeitos. Se nada acontence, queremos tudo. Se tudo acontece, não queremos nada.
É tudo questão de timing, já dizia minha irmã.
Pena que eu pareço estar sempre atrasado. Quando os outros se abrem, eu me fecho. Quando eu me abro, os outros estão fechados.
Não acho que seja privilégio meu...

...Time will tell.

terça-feira, maio 08, 2007

Yin&Yang


Uma imagem vale por mil palavras. Pena que eu estudo pra ser jornalista, não fotógrafo/ilustrador/desenhista...


Ok, feita a piada babaca, falemos sério.
Seu oposto não te anula. Seu oposto te cria.
Não acredita?
Veja a foto.
Pra complementar a imagem, a reflexão do dia (esta feita por Nelson Motta):

Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...

P.S.: A foto é minha, tirada com o celular. Viva a privatização...
P.S.2: Interpretem-na como quiserem! Só coloquei o que eu vi...

domingo, maio 06, 2007

Misantropo

Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite... Menos eu.
Todo mundo tem sempre algo pra fazer, algum lugar pra ir, alguém com quem sair.

Não, não é que eu não tenha.

É só questão de me fechar.

O problema é meu.

Hoje, meus amigos são Simon & Garfunkel.
Hoje, meu passeio é na internet.
Hoje, minha conversa é com o blog.

Estou de mudança para o SecondLife...

Hoje eu quero sair só...



Com os devidos créditos pro Lulu Santos, pra Pri e pro Lenine.

quinta-feira, maio 03, 2007

Deibaidei

Voz, irritação, enrolação, voz, cobertor, irritação, enrolação, voz, cobertor, janela, irritação, pantufa, porta, pia, escova de dente, água, jornal, tv, orkut, chuveiro, água, armário, gaveta, calça, camiseta, sofá, tv. Banco, prato, talher, arroz, batata-frita, bife, coca-cola, fio-dental, escova de dente, água, lentes, chiclete, pulseira, brincos, celular, interfone, mochila, porta, elevador, hall, conversa, portaria, rua, ponto, conversa, ônibus, carteira, dinheiro, cobrador, dinheiro, carteira, mochila, banco, óculos, música, trânsito, buraco, moto, carro, buzina, cemitério, trânsito, buraco, moto, carro, buzina, cemitério, ponto, consolação, farol, piauí, prédio, elevador, multidão, escada, fadiga, sala, conversa, professor, aula, conversa, listras, camiseta nova, suspiro, escada, terceiro andar, coca-cola, pirulito, sala, conversa, professor, aula, conversa, elevador, multidão, escada, térreo, piauí, conversa, consolação, ponto, tempo, ônibus, música, multidão, equilíbrio, cansaço, sono, fome, ponto, rua, portaria, hall, elevador, porta. Pia, água, banco, prato, pão, requeijão, queijo, coca-cola, fio-dental, escova de dente, louça, chuveiro, água, tv, computador, msn, orkut, música, violão, msn, orkut, violão, escova de dente, cobertor, música, confusões, travesseiro, pensamentos, sono, confusões, fim.