sexta-feira, janeiro 21, 2005

Hakuna Matata

Hakuna Matata, é lindo dizer!
Hakuna Matata, sim, vai entender!

A Disney monopolizou o mercado de desenhos animados nesse século passado. Até hoje produz excelentes animações. Mas, alguns clássicos lançados na década de 90 marcaram. Casos de Aladdin, A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Mulan e, logicamente, O Rei Leão. E é justamente sobre esse desenho que eu vou falar agora.
O Rei Leão fala de basicamente tudo! Amor, amizade, família, vida. Tem uma pitada de todos os elementos também. Romance, comédia, drama. O filme conta a história de Simba, filho de Mufasa, rei-leão da savana africana. Mufasa é morto em uma armadilha de Scar, seu irmão mais novo. Scar põe a culpa no sobrinho, que foge. Em uma selva distante, Simba é salvo por Timão e Pumba, um suricate e um javali que foram banidos da savana e que se mantêm vivos comendo insetos. E é exatamente sobre essa parte do desenho que eu quero comentar.
Quando achado por Timão e Pumba, Simba começa a reclamar da vida, dizendo seus problemas. É quando a dupla introduz ao leãozinho e aos espectadores a filosofia do "Hakuna Matata". Eu não faço a mínima idéia do que signifique isso litaralmente, se é que esse verbete realmente exista. O que ele significa, mais ou menos, é "esquecer seus problemas". A linguagem Disney para: "FODA-SE!". E estou convicto de que é isso que devemos fazer. Se não podemos fazer nada para mudarmos uma coisa, pra que se preocupar então?!
Foda-se! Isso é viver, é aprender!

P.S.: Mais uma vez, estou de saída. Dessa vez, Ribeirão Preto. Talvez fique um tempo sem escrever, mas segunda eu estou de volta! Até! ;-)!

Um comentário:

Anônimo disse...

ae giiiii......ehhehe

ae...realemtente...a disney dominou...naum domina mais....suas animacoes naum fazem tanto sucesso perto das da dreanworks....e tem uma outra....pixar..eu axu.....
qualidade mto elevada..como de shrek e nemo....mas os classicos da disney naum podem ser eskecidos

pena q a qualidade das suas animacoes nao evoluiiram

higor

flow cara